sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Um pouco sobre Houdini

Essa coluna é sobre o universo da mágica, do ilusionismo, do espetáculo. Para começar esse papo, queria escrever sobre uma das principais personalidades desse meio (se não a mais importante). Vou falar sobre um cara chamado Ehrich Weiss, mais conhecido pelo seu nome artístico Harry Houdini.

Houdini nasceu em 1874 (!) em Budapeste (!), e desde garoto morou nos Estados Unidos. Vindo de uma família pobre, trabalhou desde cedo em vários lugares. Até que um belo dia, como ferreiro, foi obrigado a abrir uma algema de um policial que tinha perdido as chaves... e quando conseguiu, teve a grande idéia de virar mágico.

Desde então, sua mania era descobrir como abrir diversos tipos de algemas, cadeados, trancas, etc. Somado isso a uma resistência impressionante, começou a fazer truques nos quais se libertava de correntes em diversas situações: debaixo d'água, enterrado vivo, suspenso por cabos... enfim, fez muito sucesso até morrer tragicamente. Em uma demonstração de sua resistência, deixou que lhe dessem dois socos na barriga. Não sabia que a pessoa era um boxeador amador e os socos lhe romperam o apêndice - em uma época de medicina precária... morreu uma semana depois.

Vou falar muito de Houdini por aqui. Mas por hoje, fiquem com um de seus truques mais impressionantes, recriado anos depois nesse vídeo abaixo. E tentem descobrir como é feito o truque, que eu volto a falar disso na semana que vem.

Nenhum comentário: